Ser líder dentro de uma empresa é um papel que vai muito além de apenas um “cargo de confiança”, é sobre ter estratégia, visão e capacitação. Um bom líder sabe conduzir e influenciar sua equipe através de todas as situações do dia-a-dia do funcionamento de um negócio.
O líder precisa entender que a excelência da sua gestão está inevitavelmente ligada ao seu relacionamento com os colaboradores liderados e que influencia diretamente a empresa como um bom lugar para trabalhar. É preciso investir tempo, aprimorar e fortalecer essas conexões.
Segundo um estudo da norte-americana Gallup, o líder tem influência de até 70% no engajamento dos colaboradores, ao passo que 70% dos líderes não estão prontos para exercer o papel de influenciador para as suas equipes. A mesma pesquisa revelou que no Brasil apenas 27% dos trabalhadores são engajados com seus postos de trabalho.
Um número preocupante e que evidencia ainda mais a necessidade da capacitação das lideranças das empresas.
Não só os colaboradores precisam estar engajados, é muito importante que os líderes também estejam alinhados com os princípios, metas e intenções da empresa.
Outro ponto de atenção e que muitos são resistentes, é o da formação de novos líderes para o futuro. São aspectos importantes e que ainda serão abordados nesse conteúdo.
O que uma boa liderança tem?
Esses são alguns itens que ajudam a identificar um líder
Comunicação
Esse é um tópico extremamente importante. Pensa comigo, se um líder não sabe se comunicar bem, a equipe vai se sentir perdida e confusa.
Se expressar com clareza é o primeiro passo para um bom relacionamento com os colaboradores. Quando a comunicação é ágil, a equipe compreende melhor a situação e a resolve mais rápido. Isso vale também para quando falamos sobre feedbacks. O líder precisa falar bem.
Empatia
A empatia é a capacidade que uma pessoa tem de sentir e se colocar no lugar de outra pessoa, como se estivesse vivendo a mesma situação. Essa é uma característica primordial que todo gestor deve ter.
Quando você é empático, é possível entender melhor como as suas ações serão recebidas pela equipe e vice-versa.
Exemplo
Ser líder não é uma tarefa fácil, nesse cargo, cada ação tem uma reação, por isso, é indispensável que ele seja um bom exemplo motivador para todos. A equipe passa a se sentir mais engajada e vê na figura do líder alguém que estará sempre junto.
Responsabilidades
Além dos bons exemplos, é preciso ser responsável por todos da equipe. O líder deve estar consciente de tudo que acontece dentro do seu time e entender que problemas acontecem, mas que podem ser previstos ou evitados. E em caso de alguma crise, assumir as rédeas e guiar todo o setor.
As consequências de um líder despreparado.
Um erro grave cometido dentro de muitas organizações é promover colaboradores totalmente despreparados para cargos gerenciais, levando em consideração apenas as capacidades técnicas e esquecendo das boas práticas em gestão de pessoas.
Quando isso acontece, toda a empresa é prejudicada, uma vez que esse novo líder pode tomar atitudes anti-éticas, anti-profissionais, rigidez excessiva, autoritarismo e faltar com empatia. Essas ações transformam o local de trabalho em um ambiente tóxico, disparam os índices de turnover, provoca perda de produtividade e gera mais gastos para a empresa devido à alta rotatividade de pessoas.
Como o RH resolve isso?
Plano de Desenvolvimento de Lideranças (PDL)
É um programa de capacitação e crescimento de performance voltado para grupos de gestores dentro das empresas através de trilhas de desenvolvimento personalizadas.
Os perfis de líderes passam por uma análise apoiada por avaliações psicológicas como o MAPA, que emitem uma série de dados sobre o perfil, tendências e indicadores de personalidade dos gestores testados. A partir do diagnóstico, os profissionais realizam um mapeamento de competência dos líderes analisados e iniciam o processo de estruturação do programa de desenvolvimento.
São trabalhadas 5 frentes:
- Fortalecimento da liderança
- Hábitos e rotina
- Mudanças
- Sucessão
- Cultura e valores
O processo acontece de forma híbrida com encontros e ações programadas durante 6 meses.
Nós capacitamos as suas lideranças
A Rheserva realiza projetos de desenvolvimento e capacitação de lideranças em empresas de todos os setores. Temos uma equipe de consultores especialistas que farão um diagnóstico completo e desenvolvimento de habilidades dos líderes do seu negócio em um curto prazo de tempo.
O que trouxemos aqui sobre o PDL foi apenas uma pequena parte da totalidade do programa. Agende um bate-papo com a nossa consultora e potencialize o seu negócio.
Outros conteúdos que você pode gostar
Os arquétipos da liderança
Entenda os diferentes arquétipos da liderança e como identificar o seu. Inspire sua equipe, aumente a produtividade e transforme o ambiente de trabalho.
O que é segurança psicológica nas empresas?
Segurança psicológica é essencial no trabalho. Crie um ambiente onde erros são aceitos, comunicação é aberta e inovação floresce, promovendo crescimento.
Burnout no trabalho: Como identificar e prevenir
Descubra como identificar os sinais de burnout e prevenir o esgotamento no ambiente de trabalho com essas estratégias eficazes para empresas.
Como Alinhar o Recrutamento aos Valores da Empresa
Aprenda a alinhar o recrutamento aos valores da empresa para construir uma equipe engajada e coesa. Entenda a importância dessa conexão para o sucesso organizacional.