Passo a passo para fazer uma
Pesquisa de Clima Organizacional

Passo a passo para fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional
Convenhamos, ninguém merece trabalhar em um ambiente “tóxico”, né? Um ambiente saudável é meta em todas as empresas. Por isso, a busca por esse “status” é sempre um desafio. Para auxiliar os gestores, existem diversas ferramentas como, por exemplo, a pesquisa de clima. Nessa modalidade é possível identificar pontos positivos e negativos na experiência dos colaboradores. Para isso, separamos aqui o passo a passo para fazer uma pesquisa de Clima Organizacional.

VANTAGENS DA PESQUISA DE CLIMA

1. Crescimento na produtividade

Um colaborador feliz, é um colaborador produtivo. De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e ainda vende 37% mais. Esses dados destacam a importância de se manter um ambiente de trabalho saudável.

2. Diminuição na rotatividade

Colaboradores satisfeitos com o local de trabalho tendem a permanecer mais tempo no emprego. Uma boa remuneração não é suficiente para segurar um bom colaborador. Quando ele recebe uma nova proposta de trabalho, além do salário, ele leva em consideração toda a cultura do ambiente que estava inserido.

3. Atratividade da empresa

Uma empresa com um ambiente de trabalho livre e agradável fica com “boa fama na praça” e atrai mais facilmente o interesse de candidatos. Isso facilita o processo de recrutamento e seleção. Tá vendo como o impacto é em todas as áreas?

PASSO A PASSO DA PESQUISA

1. Planejamento

Você precisa entender qual é o objetivo da sua pesquisa. Isso é importante, pois na hora da aplicação, o foco será, por exemplo, no setor, ou colaboradores problemáticos.
O ideal também é que você organize sua pesquisa em blocos de perguntas, a fim de que elas fiquem mais coesas e fáceis de serem respondidas.
Considere os quesitos:
Após colocar todas essas informações no “papel”, é hora de você preparar o questionário de perguntas da pesquisa de clima. Para formulá-las, você deve considerar respostas “sim”, “não” ou “talvez”, outra opção é “acontece sempre”, “acontece com frequência”, “acontece com pouca frequência” ou “não acontece”. Lembrando que durante a elaboração você deve levar em consideração a sua necessidade.
Exemplos de perguntas:

2. Comunicação prévia

Antes da realização da pesquisa é importante avisar aos colaboradores que a pesquisa acontecerá. Você também precisa comunicá-los que o objetivo do questionário é entender o clima organizacional da empresa. É preciso ser transparente.

3. Aplicando a pesquisa

O ideal é que todos os colaboradores participem, tanto líderes, quanto liderados. Uma opção para aumentar a fidelidade das respostas é deixar o questionário anônimo, assim todos se sentirão mais livres para responder com honestidade.
Você ainda pode oferecer benefícios para os participantes a fim de aumentar a taxa de adesão. Mimos, bonificações, saída mais cedo e até folgas são algumas opções. 
Os colaboradores também devem ser orientados sobre a realização da pesquisa e qual será a plataforma.

4. Analisando os resultados

Com tudo pronto, finalmente é hora de se debruçar nos resultados. Primeiro você deve separar as respostas por categoria, se isso já foi feito na hora de distribuir as perguntas, nessa hora deverá ser mais fácil. Outra opção é usar aplicativos como o EdWordle e Tagcrowd para criar nuvens de palavras e ter acesso visual às palavras mais citadas nas respostas abertas. Com os dados analisados, você conseguirá entender os pontos negativos e positivos da empresa, caminhos para feedbacks e também formas de tomar novas decisões importantes.

5. Divulgação dos resultados

Da mesma forma que a divulgação prévia é importante, os colaboradores devem saber dos resultados da pesquisa. Dessa forma eles podem entender a situação organizacional da empresa e se preparar para mudanças e feedbacks. Outro ponto importante, é que tendo acesso aos resultados, os colaboradores se sentem estimulados a participarem mais vezes.
Entenda, a pesquisa de clima precisa ser aplicada com periodicidade na sua empresa. Isso é muito importante, uma vez que com o passar do tempo, os colaboradores e gerência da companhia passam por mudanças, além da ampliação da empresa.
A Rheserva Consultoria realiza a aplicação da pesquisa na sua empresa, fornecendo dados analisados e processados, gerando insights valiosos para tomadas de decisão de líderes de todas as áreas da empresa. Não perca tempo, conheça sua empresa! 
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