Para um profissional ser bem-sucedido no setor de saúde é exigido mais do que uma formação de alto nível ou treinamento prático intenso. As empresas da área de saúde estão valorizando mais do que apenas habilidades clínicas. Também é importante que você desenvolva as chamadas “soft skills”, que podem ser chamadas de “competências e habilidades comportamentais”. Esses são os atributos pessoais que são usados para influenciar e aprimorar a maneira como se comunica e se relaciona com pacientes, colegas e pares.
As soft skills podem afetar as perspectivas de carreira, o desempenho no trabalho e outras atividades na vida e, cada vez mais, as empresas procuram por habilidades interpessoais além das qualificações técnicas. Em muitas profissões, inclusive na área da saúde, as habilidades interpessoais podem ajudar na progressão de carreira ao longo do tempo mais do que as habilidades técnicas.
Neste artigo vamos falar sobre as soft skills mais importantes e valorizadas na área da saúde. Continue a leitura pra saber TUDO.
Soft Skills essenciais na área da saúde
Gerenciamento do estresse
No setor de saúde, literalmente, vidas podem estar em jogo. É muita pressão para se lidar. De acordo com estudos, os profissionais da área de saúde correm alto risco de burnout se não tiverem técnicas adequadas de gerenciar o estresse. O burnout é a experiência de exaustão de longo prazo e diminuição do interesse pelo trabalho.
Os profissionais da área da saúde mais bem-sucedidos não apenas sabem como lidar com a pressão, mas também prosperam com ela. No entanto, para evitar o burnout, também é importante que os profissionais de saúde tenham boas práticas de gerenciamento de estresse e saibam como dar um tempo em suas rotinas exigentes.
Empatia
No setor de saúde, é importante que o profissional consiga ter e exercer a empatia com os pacientes e com as situações difíceis que eles estão enfrentando. Em um artigo publicado no British Journal of General Practice, a empatia é frequentemente citada como um aspecto central em consultas eficazes.
Trabalho em equipe
Uma competência importante para os profissionais de saúde é o trabalho em equipe. Muitas áreas da saúde são como esportes em equipe, com muitas pessoas trabalhando para cuidar de um único paciente. É imprescindível que o profissional saiba como colaborar com esses colegas de forma orientada às necessidades do paciente.
Ética no trabalho
Há muitos componentes na ética no trabalho, incluindo profissionalismo, pontualidade, atitude e comportamento em geral. Para além disso, algumas empresas definem a ética profissional como a crença no benefício moral e na importância do trabalho e sua capacidade inerente de fortalecer o caráter.
Como muitos campos da área de saúde exigem plantões que vão além do trabalho padrão das 8 às 17, é vital que os futuros profissionais da área de saúde cultivem uma forte ética de trabalho. O setor de saúde é um campo exigente. As horas são longas. O assunto pode ser sombrio. Sem a motivação para ter sucesso na carreira, o profissional pode acabar estagnando.
Atitude positiva
Todos os profissionais podem se beneficiar de uma atitude mental positiva, mas no setor de saúde, essa habilidade é particularmente prioritária. Devido às exigências do trabalho, ao estresse do trabalho em equipe e às frequentes reuniões com pacientes, é importante que os profissionais de saúde mantenham uma perspectiva positiva. As duras realidades da assistência médica podem facilmente desgastar uma pessoa, o que pode levar ao estresse e a outras consequências negativas.
Flexibilidade
Como muitas carreiras na área de saúde não se limitam ao horário tradicional das 8h às 17h, a flexibilidade é fundamental para trabalhar em equipe. Seus colegas podem precisar que assuma um turno ou fique até mais tarde. Um paciente pode tomar mais tempo do dia do que o planejado.
Além de lidar apenas com sua agenda, também é preciso ser adaptável para lidar com ambientes novos, diferentes ou em mudança. As áreas de saúde lidam com o novo todos os dias. A adaptabilidade em novas rotinas é essencial para profissionais da área da saúde.
Comunicação
A comunicação é o ponto central de muitos locais de trabalho, mas para os profissionais da área de saúde ela é ainda mais crítica.
Os profissionais de saúde precisam falar com os pacientes e suas famílias, além de se comunicarem rotineiramente com os colegas de trabalho. Evidências indicam que há fortes relações positivas entre as habilidades de comunicação de um profissional de saúde e a capacidade de um paciente de seguir as recomendações médicas, autogerenciar uma condição médica crônica e adotar comportamentos preventivos de saúde.
De acordo com um artigo publicado no Journal of Ambulatory Care Management, as percepções dos pacientes sobre a qualidade do atendimento de saúde que receberam são altamente dependentes à qualidade de suas interações com o médico e a equipe de saúde. Isso indica que habilidades de comunicação são essenciais para o atendimento eficaz e a satisfação do paciente.
As soft skills são essencias para o bom desempenho de qualquer colaborador. E um colaborador que desempenha bem, é uma empresa que desempenha bem.
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