O setor de Recursos Humanos tem um monte de termos e siglas muito utilizados pelos profissionais na rotina, mas que talvez nem todo mundo conheça. Por isso, separamos aqui alguns dos termos mais famosos do mundo do RH para te ajudar a ficar por dentro dele.
Principais termos do setor de Recursos Humanos
São avaliações realizadas com a equipe, de forma individual ou em grupo, tanto a respeito do que se espera dos colaboradores, quanto às expectativas em relação à organização.
É o quanto os valores e o modo de pensar de uma pessoa se parecem com os praticados pela empresa e pelas equipes.
São as ações tomadas pela empresa em relação aos colaboradores que visa fortalecer sua Marca Empregadora, que é como a empresa é vista pelos candidatos, colaboradores e todo mercado.
São as ações que tem por objetivo capacitar, treinar e socializar os colaboradores recém-chegados com os demais colaboradores.
As hard skills são as habilidades e conhecimentos técnicos do profissional, adquiridos através de treinamentos, cursos e capacitações.
As soft skills são as características e competências comportamentais do colaborador, como habilidade de comunicação, trabalho em equipe e organização e planejamento.
São aqueles profissionais responsáveis pelo planejamento estratégico. Ou seja, quem trabalha em pontos importantes para o sucesso da organização, mesclando estratégia e gestão de pessoas.
O clima organizacional corresponde a um conjunto de fatores que entendem a visão que os colaboradores têm em relação à empresa, a gestão, a organização e os colegas de trabalho.
São os valores, crenças e ações que conduzem o dia a dia e os processos da organização.
Siglas importantes do setor de RH
R&S é uma abreviação da área responsável pelo recrutamento, seleção e contratação de novos talentos para uma organização.
A área de Treinamento e Desenvolvimento é a responsável pela capacitação profissional dos colaboradores de uma empresa.
PJ é uma entidade que pode ser uma empresa, uma organização sem fins lucrativos, um órgão governamental, que pode ser fornecedor ou cliente da sua organização.
Setor responsável principalmente pelos processos relacionados à gestão de benefícios, pagamento de salários e contratos de trabalho.
É o documento responsável por estabelecer as diretrizes de remuneração, as atribuições de cada cargo e os critérios promocionais da organização.
É uma abordagem estratégica que tem como objetivo melhorar o desempenho individual dos colaboradores, alinhando esse desenvolvimento aos objetivos e metas da organização.
É um indicador que avalia o quanto seus funcionários são promotores da sua empresa.
Você já conhecia todas essas siglas? Sabemos que pode ser muita coisa e, por vezes, confusas as nomenclaturas e siglas utilizadas pelo setor de RH. Mas com esse glossário, você consegue ficar mais um pouquinho por dentro do nosso mundo! Esperamos que tenha gostado!
Identifique as principais causas de uma contratação errada, desde mentiras até vieses, e aprenda estratégias para um processo seletivo mais eficaz.
Descubra por que a escuta ativa é fundamental para melhorar suas relações pessoais e profissionais.
Aprenda 8 ações para implementar na sua empresa durante o Outubro Rosa, promovendo a conscientização sobre o câncer de mama e engajando colaboradores.
Conheça as 10 habilidades que todo líder deve ter e aprenda como se destacar e inspirar sua equipe com comunicação, gestão e foco no cliente.